A maldição de Caim



esse texto foi produzido pelo nosso colaborador:LCN 



A maldição de Caim

_______________________________
Caim é um personagem do Antigo Testamento da Bíblia, sendo o filho primogênito de Adão e Eva. Era um lavrador.
Em hebraico, קַיִן, Caim significa lança, sendo que a sua transliteração seria Qayin. Este nome também é associado a uma outra forma verbal, "Qanah", que pode significar "obter" ou "provocar ciúme". Algumas obras associam o nome com a expressão "algo produzido"..
Segundo a Bíblia, Caim teria sido um dos primeiros (não exclusivamente o primeiro) homem nascido de gravidez normal na terra, resultado dasrelações sexuais de Adão e Eva. Gênesis 4:1 esclarece: "O homem conheceu Eva, sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: 'Adquiri um varão com a ajuda de "Deus, o Senhor" (Bíblia de Jerusalém).
Possuído por ciúmes, Caim armou uma emboscada para seu irmão. Sugeriu a Abel que ambos fossem ao campo e, lá chegando, Caim matou seu irmão; este teria sido o primeiro homicídio da história da humanidade.
Após ter matado Abel, Caim teria partido para a "terra da Fuga (Nod ou Node), ao leste do Éden", levando consigo a sua esposa, cujo nome não é mencionado na Bíblia. Após o nascimento de seu filho, Henoc (Enoque), Caim empenhou-se em construir uma cidade, dando-lhe o nome do seu filho.
Os descendentes de Caim são alistados em parte, e incluem homens que se distinguiram pela pecuária nômade, por tocarem instrumentos musicais, por forjarem ferramentas de metal, bem como alguns conhecidos por praticarem a poligamia e a violência. (Gênesis 4:17-24) Segundo a Bíblia, a descendência de Caim terminou com o Dilúvio dos dias de Noé.
O texto bíblico de Gênesis deixa implícito que Caim poderia ter sido assassinado por seu descendente Lameque, quando fala sobre o castigo que este enfrentaria:
E disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zilá, ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai o meu dito: porque eu matei um varão, por me ferir, e um jovem, por me pisar. Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque, setenta vezes sete. (Gênesis 4:23-24)
Há várias especulações sobre qual seria a marca de Caim. Segundo textos mórmons, esta marca estaria relacionada à cor da pele de Caim (relatado em Pérola de Grande Valor), e que tenha sido ele o pai da raça negra africana.
Na ficção de Vampiro: A Máscara, a marca de Caim é o vampirismo.


Semente da serpente

semente da serpente é a doutrina religiosa que entende que o pecado original teria transcorrido com um ato sexual entre Eva e Satanás, decorrendo uma linha de descendência satânica a partir de Caim. A doutrina tem origem em alguns textos rabínicos.
Na tradução do Antigo Testamento, a partir do aramaico ou do hebreu, a palavra "semente" quase sempre é transliterada com o sentido de Progenitor, como uma metáfora de Fertilidade.
Os que defendem esta doutrina, acreditam que os tradutores, com o passar do tempo deixaram de fazer estas referências em suas traduções, reduzindo o impacto do conceito.
Em tempos modernos, alguns grupos religiosos tem se identificado com esta doutrina, sendo os mais notáveis William Marrion Branham, Arnold Murray e Sherry Shriner entre outros.
A doutrina extrai-se do texto bíblico expresso no livro de Gênesis 3:15, que diz o seguinte:

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente 
e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o 
calcanhar.

A doutrina de William Marrion Branham

Os ensinamentos de William Branham acerca desta doutrina estão documentadas no livro A semente da serpente, transliterado da gravação de um culto realizado em 1958, e disperso em outras pregações anteriores. De acordo com Branham, a queda da humanidade, com Adão e Eva, deu-se com o fruto proibido, interpretado este como a relação sexual que teve Eva com a Serpente, que até então não tinha a forma reptilícia, mas de um quase-humano, que caminhava com os pés. Desta união teria nascido Caim, como filho da Serpente, gêmeo de Abel, este filho de Adão. Caim, desta forma, seria um ser híbrido, levando adiante os genes da serpente quando se uniu às filhas de Adão.

Merecem destaque os seguintes trechos de sua pregação:
A serpente, segundo a Bíblia era a mais inteligente de todas
as bestas, podendo falar e comunicar-se, o que, para alguns outros,
leva-os a concluir que esta serpente era o Elo perdido que 
muitos pregam, que uniria os símios com os humanos.
(...)
O resultado de se haver tomado esta fruta não foi a 
sabedoria, mas o conhecimento de que estavam nus, o que, 
biblicamente falando se poderia traduzir (...) como a natureza
sexual do pecado.
(...)
Eva deu a entender que a serpente a havia "seduzido". Este é o 
termo utilizado na Bíblia King James, beguiled que 
literalmente quer dizer "sexualmente seduzida", ao contrário da 
maioria das versões que o traduzem como "engano. A palavra em hebreu, Nasha quer dizer "seduzir moralmente".
(...)
Para alguns, este versículo corrobora que a serpente, antigamente
tinha dois pés, caminhando erguida, somente após amaldiçoada por
Deus, é que passou a arrastar-se.

Caim -demônio

Na demonologia

De Caim, autor de homicídio, transferido para o inferno, por escritores cristãos logo desde cedo, muito pode ser elaborado, conforme as diferentes imaginações, desde que deixem de ter acesso as bibliotecas.
Na demonologia, Caim, aparece no Ars Goetia, a primeira parte da Chave Menor de Salomão, como o Grande Presidente do Inferno, tendo sob seu comando, trinta legiões de demônios. Muitos detalhes são : ele é um bom opositor, dá a compreensão aos homens, as vozes das aves, bois, cães e outras criaturas, e do barulho das águas, também dá respostas certas, relativamente aos acontecimentos que estão por vir.
Ele é retratado no século XIX e no século XX, ilustrações ocultistas, que aparece sob a forma de um pássaro negro chamado Turdídeos, mas, logo que ele muda de forma para um homem, tem umaespada afiada na sua mão. Ao responder às perguntas, ao mesmo tempo, parece estar em queimar cinzas ou carvão.
O título «Presidente» do inferno poderia sugerir um paralelo com o presidente de uma faculdade oficial ou convocação, que dos quais, são os únicos termos pré-modernos usados. Outros autores, consideram Caim um 'príncipe' do inferno e descrevem-no como um homem rico e usar roupas elegantes, bem como a cabeça e asas de um Melro-preto.
No diretório da demonologia, dar uma etimologia da suposta palavra latina ' Chamos ',' Chamus ", diz-se que o nome dado a Baal Peor, é possivelmente corrompido do Hebraico 'Chium', um apelido dado a vários Assírios e deuses babilônicos . A epigrafia não confirma esta etimologia.

Na tradição Céltica

Na cultura pré-cristã celta do País de Gales, Escócia e Irlanda, incluindo o Mabinogion, "Caim" era um espírito protetor. A introdução do cristianismo nestas regiões, deram origem ao abandono ou diabolização da tradicional celta e espíritos druidas ou sua incorporação precoce no culto cético cristão. No caso de Caim, na Escócia, "Caim" o espírito protetor Celta, se tornou "Caim", uma oração de proteção.No País de Gales, Caim foi e continua a ser nos nossos dias, um nome comum para o sexo masculino, o que significa amddiffynydd (Welsh/Galês "protector")


fonte: wikipedia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste comentários construtivos...